3 de mai. de 2010

Até breve...Quando amanhecer o meu dia...




"...Não coleciono amigos virtuais, simplesmente... Tenho-os como irmãos. Porque não são todos os irmãos que comparecem na sua telinha todos os dias, te dão bom dia, te acariciam com um carinho invisível que te deixa bem, mostram que você não está sozinha...Como poderia, neste momento de transição, não me despedir de vocês, pedir "benção"? Não quero entrar em detalhes, comigo está tudo bem, é o meu "interior" que está "capengando"... Torçam por mim amigos, vou me "reinventar"... Gosto dessa palavra, ela me faz acreditar, me dá forças, superação, tem som de liberdade e é disso que eu preciso. Ficarei sem internet não sei por quanto tempo em razão de algumas decisões que foram tomadas por mim nesses últimos meses, não sei quando volto, mas um dia, em outra estação que não a do outono, onde tudo parece ainda mais melancólico, eu volto com a minha poesia, para o carinho e para o abraço de vocês..."

Escrevi e enviei a mensagem acima, para a minha lista de amigos particulares e acho que ela cabe aqui também, porque é aqui que deixo grande parte do meu tempo feliz, fazendo e dando carinho...Realmente não sei quando volto, agradeço àqueles que me deixarem aqui um abraço em forma de letrinhas, e no meu retorno, com certeza, irei a casa de cada um levar o meu carinho pela alegria da volta...e ela sempre existirá...

Fiquem com esse poeminha da Série Curtinhos, escrevi há muito tempo, mas ele não tem idade, é atemporal... Beijos meus amores, até qualquer hora.








75 comentários:

Unknown disse...

Sonia, querida!

O tempo é sempre o melhor remédio!
Espero que ele te ajude a voltar, inteira!

Abraços

Lia

Blog Reticências...

ju rigoni disse...

Todos nós temos dias assim. Ah, penso que te compreendo...

Amei esse teu genial poema, que parece adeus, mas é até logo. E tem o gosto acentuado do renascimento.

Bjs, Sonia! E inté!

xyz disse...

Sigo rezando então.
Abraço
Elis.

Deia disse...

QUe a prece seja atendida, e você retorne reinventada, satisfeita com a nova versão de si mesma! Um prazer conhecê-la! Beijos, Deia

Hod disse...

Beijo-a Poetisa. Em breve a teremos novamente de volta.

Siga com muitas bençãos,

Alôha,

Hod.

Everson Russo disse...

Minha querida amiga,,,,tenho 5 anos de blog, e confesso a voce que jamais vou me acostumar com dias assim, dias de despedida, dói, é chato, a gente se acostuma com o carinho, como pedacinho da alma e do coração que é o blog, com as visitas, como voce bem disse, somos todos irmãos...blogirmãos, entendo o momento de reflexão que todos precisamos,,,precisamos do silencio, espero que seja um até breve,,,que seja bem breve, e não um dolorido adeus, fique com Deus e leve um beijo na alma,,,,

Eu disse...

Oi Sonia... não sei o que está acontecendo contigo, e nos conhecemos a pouco tempo. Mas quero que você saiba que o meu coração está torcendo para que você volte renovada e feliz... E quando retornar que seja o mais breve possível... Saiba que estarei a sua espera para saber como está o seu coração!

Um beijo carinhoso

José disse...

Olá Sonia,
Pois fico triste ao ficar sabendo que vás partir,e eu já ia brincando contigo, naqueles versos que só faço para pessoas que gosto,pois há coisas que estão em primeiro lugar,espero que depois de estares reinventada, que regresses fico esperando.

leva um abraço meu de grande amizade
José.

Sueli disse...

Querida amiga, tomei a liberdade de enviar um e-mail para o endereço que consta no seu perfil. Espero que leia. Saiba que você é muito, muito querida. Um beijo e um abraço com muita energia positiva para você!

Ricardo e Regina Calmon disse...

Amada miga inesquecível e poeta:

Tempo dar ao tempo,necesário é,de quando em vez,ha pouco tempo,em casulo me homiziei,mas...como definitiva somente a morte,se faz,como disse meu amado amigo José,te espero,com o coração assim como campos meus de girassois,docê ressentido,enquanto ausentes!
te amo,pessoa amiga,lembre-se ,que não só eu!

viva la vida

smaackkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Felina Mulher disse...

Minha amiga, eu já quis muitas veezs fazer isso, mas sempre volto atras, pois ficar sem escrever é dificil demais ou talves seja mesmo os amigos que nos seguram aqui nesse mundinho tão nosso. Se é preciso faça, de esse tempo à vc, mas volte, sentiremos saudades das tuas poesias...acho que já estou com saudades amiga.
Fica com Deus sempre!

Um beijo dessa FElina que aprendeu a te amar.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde, amiga Sonia.
Acho triste quando algum amigo virtual se afasta... parece que a casa ficou fria. Mas todos nós precisamos de momentos de reflexão, justamente para caminharmos pra frente...

Sônia, sabe que eu fiquei tão empolgada com os labirintos do blog, que até os meus afazeres domésticos ficaram à desejar?
Eu fico me cobrando, porque não tive tempo para visitar este ou aquele amigo, etc...
No meu caso, eu vou controlar meus horários, para haver um equilíbrio.

Que Deus abençoe todos os seus projetos, e quando você voltar, estaremos de braços abertos!
Muitas alegrias, pra você e toda a sua família.

Muito obrigada pela sua atenção e seu carinho.

Beijos e flores!

Daniel disse...

Intervalos são sempre necessários. Bjus e até a volta.

http://submundosemmim.blogspot.com

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida Sônia.

Só o tempo é templo.
É preciso paz para vê-lo se erguer.
Toda partida deixa quem fica grávido da saudade.
As vezes abrimos mão do que nos faz bem, mas o recomeçar
exige corações ao lado,
e nessas horas estaremos aqui,
de corações abertos
e sentimentos plenos.
Enquanto isso temperamos o retorno,
com as palavras semeadas.

Vá mais volte em paz.
Somos agora irmãos das palavras.

Que a vida esteja plena em ti.

Pena disse...

Estimada Amiga:
É pena. Sempre esteve na mais elevada posição da imensa Blogosfera.
Desejo-lhes felicidades nesta sua "Renovação".
Com imenso respeito e estima sinceras, reconsidere e apareça em força.
Beijinhos amigos de saudade.

pena

Pelos caminhos da vida. disse...

Pôxa fiquei triste acabei de ganhar uma nova amiga e agora ela ficará ausente, mas vc sabe o que está fazendo, quem sou eu pra pedir FICA, vá com Deus e resolva tudo mas VOLTE.

Um gde abraço.

Felicidades, Sucessos, Saúde, Paz, Amor, Carinho,...

beijooo.

Marilu disse...

Sonia, embora te conheça a pouquíssimo tempo, já vi o quanto generosa vc é, sou estreante nesse mundo de blogs., e vc muito gentilmente tem me visitado e deixado sempre uma palavra de carinho. Coincidentemente hj postei algo muito parecido com o que escreveu, acho que estamos passando por fazes muito parecidas. Mas tenha a certeza que o outono logo passa, o inverno tb, e a PRIMAVERA, virá cheia de coisas boas. Espero que essa sua "reclusão voluntária" lhe mostre o quanto vc é importante para todos nós.
Fique com Deus.
beijocas

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Sonia:
Vá, amiga, use este tempo para reflexão. Mas não leve nada muito a sério, não multiplique nada... Se precisar, divida! Estou vendo tantos amigos seus por aqui... Tanta gente que lhe quer bem! Passamos por tantas coisas na vida... sofremos, choramos, nos amarguramos... E no fim vemos que tudo é rápido demais. E que certas coisas temos de deixar passar.

Aguardamos a volta! Estou vendo que a Internet não é muito virtual! Há vida, carinho, amizade nela, e como.
Beijos.

RESILIÊNCIA disse...

Poetisa Sonia

Nossa vida assemelha-se a uma viagem de trem... uns chegam, outros partem.
Uns vão em busca de sonhos, outros chegam carregados de experiência e amor.
Estou na plataforma da estação te esperando, chegar carregada de amor...como partiu. um até breve poetisa.
um grande abraço

Sergio disse...

Olá Sonia!

Que pena que agora que acabei de te conhecer vais retirar-te para te reencontrares..., mas é bom.
Oxalá não seja por muito tempo.

Boa sorte.

Sergio.

Solange Maia disse...

Sonia querida...

de vez em quando a gente precisa mesmo se "reinventar"... e eu, daqui, desejo que esse tempo lhe caiba perfeitamente, que lhe enriqueça, que lhe traga paz e serenidade...

sua poesia é linda, necessária eu diria... e estarei aqui, esperando o tempo certo para ler-te mais e mais....

Vá com Deus amiga...

beijo carinhoso....

Kayana Luz disse...

amigaaaaaaaaaaa
vou sentir sua falta...
mas te entendo...
e acho que, como a fênix, seu renascimento será lindo como sua aura, iluminado como sua alma, e pleno de frutos colhidos na hora certa...

tô SEMPRE aqui........

milh~es de beijos...

Majoli disse...

Deixo aqui a resposta que dei ao teu comentário lá no Rabiscos:

Sonia, acho que me faltam palavras, sei lá...não gosto de despedidas, jamais que você disse que está com coração quebradinho, isso quebra um cadinho do meu também, pois moras aqui dentro do meu.

Se é necessário, procurarei entender, mas volta logo, se cure dessa dor e venha de novo pra esse mundinho da blogosfera, onde muitos amigos não são virtuais somente, eles se tornam reais com o passar do tempo, e você é uma dessas pessoas que eu aprendi a gostar de verdade.

Estou com os olhos cheios de lágrimas.
Deus a proteja e ilumine sua vida.

Até mais ver.
Até logo.
Beijos com carinho e já com saudades.


E mais uma coisinha só que não disse lá, mas que me bateu uma enorme vontade de dizer aqui e agora, eu amo você minha amiga querida, de ♥.
Já dividimos algumas coisinhas através dos blogs, do e-mail e não tem como não me sentir triste em saber que vai afastar.
Mas estarei te esperando.
Beijos com carinho no teu ♥.
Fique com Deus.

legalmente loira... disse...

hoje que vim te conhecer e acabo que por enquanto ainda não.
mas va em paz e reivente-se
e volte por inteira.
uma abraço com carinho da rita.
bjos doces.

Elaine Barnes disse...

Vim te conhecer através da Sueli do "Fenixando" ela tem razão quanto a você. Senti que é uma pessoa boa,sensível e consciênte . Nem sempre temos que estar sorrindo e isso não significa que não somos felizes.Esses mergulhos são necessários para nos libertarmos de algumas amarras que estão nos impendindo de sermos mais felizes,afastar do coração uma angústia que precisa ser entendida e assim reinventarmos partes nossas que também querem viver . Gostei daqui e estarei torcendo para que volte com suas respostas. Montão de bjs e abraços

Everson Russo disse...

Um lindo dia cheio de carinho pra ti amiga...beijos e paz.

Anônimo disse...

Aguardaremos o seu retorno!

Você que participou da nossa 1ª Postagem Coletiva, não pode perder a entrevista com a nossa amiga Vivian.

Conheça também o vencedor do Sorteio do Livro de Poesias!

Muitas surpresas ainda estão por vir em nosso Espaço Aberto!

Contamos com você!

Sapatinho de cristal disse...

Adorei seu blog ...
Lindas palavras que encantaram meu coração...

JA estou seguindo vc...
Bjim:*

A.S. disse...

Soninha...

Que a serenidade retorne breve e luminescente!
Fico aguardando o teu regresso às palavras que aqui partilhas com todo o teu carinho!

Um abraço!
AL

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Lamento mas a entendo!!!

Reinventar-se será difícil pois se ficar melhor do que é será um "escândalo".

Que demore pouco para voltar pois fará muita falta!

Um beijo e todo o meu carinho!

Sonia Regina.

Val disse...

O bom de se reinventar eh q sempre voltamos melhor... Beijos

Sandra disse...

QUERO AQUI DEIXAR O MEU CARINHO E AGRADECER PELA SUA VISITA. AMIGOS MORAM NO CORAÇÃO.
SEI QUE ANDO AUSENTE. MAS É UM FUNÇÃO DO MEU TRABALHO. NÃO ESTÁ FÁCIL. PROCURO RESPONDER PELO BLOG. MAS HOJE VIM DEIXAR O MEU CARINHO E DIZER QUE SUA PRESNÇA É MUITO IMPORTANTE. JUNTO CONTRIBUINDO, REALIZAMOS E TROCAMOS EXPERIÊNCIAS. MUITO OBRIGADA PELO SEU CARINHO. ASSIM QUE PUDER EU VOLTAREI. MEUS BLOGS AGRADECEM A SUA VISITA. AMIGOS SÃO CONQUISTAS..SÃO PERFUMEM QUE SE EXALAM NO AR E QUE SÃO LEVADOS PELO VENTO AOS MAIS BELOS JARDINS VIRTUAIS..
CARINHOSAMENTE,
SANDRA

Sandra disse...

TUDO POR AQUI ESTÁ MUITO BELO.
LINDO
SANDRA

Sylvia Araujo disse...

Ah, o tempo... ele é o senhor!

Adoro vir aqui.

Beijoca, flor!

Saulo Prado disse...

Em seu tempo te esperarei
Como a areia espera pelo mar
Como a noite aguarda o luar
Eu sei que a saudade ira gritar em mim
Mas também sei que precisa ser assim
A poetiza ira se reinventar
E quando voltar; outra vez às flores, irão despertar...

Majoli disse...

Minha amada amiga, quem sabe você dê uma espiadinha aqui nos comentários e veja o convite que estou deixando e me dê o prazer da sua companhia na festa de um ano do meu blog Rabiscos.
Ficarei muito feliz em te ter lá.
Teu abraço, teu carinho e tua amizade são importantes demais pra mim.

Beijos com muito carinho no teu ♥.
Gosto muito de ti.

Ventania da Noite disse...

Boa noite com carinho, Sonia!

Que o seu retiro seja como os tantos outonos que lemos esses dias: cheio de renovo, de graça, de esperança e de paz!

Beijo no coração.

Rita Maria disse...

Apredi a amar você, agora fiquei triste e sinceramente me deu vontade de chorar...

Mas, eu lhe entendo e muitas já quis fazer a mesma coisa, mas ainda não tive extrutura para isto porque o pouco que no mundo virtual recebo é mais do que tenho na vida paupável aquí do outro lado da tela...

Fica com DEUS essa companhia não falha... eu espero!

Beijos e mais beijos e abraços muitos deles...

Rita.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Passei para lhe dizer: Felicidades!

Um grande abraço.

RENATA CORDEIRO disse...

I love you and I miss you.
Kisss
Renata
A teus pés, Poetisa!

Unknown disse...

Esperamos que volte logo... e quando possa!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Eliane F.C.Lima disse...

Sõnia,

A dor da Fênix é imensa, enquanto se consome nas chamas. Mas o preço é pequeno frente à grandeza de ressurgir depois.
Eliane F.C.Lima (http://poemavida.blogspot.com)

bruxamarytsha disse...

Mesmo chegando numa despedida sua para se reinventar( e isso é sempre bom), vou seguir vc. Amei vir aqui, sua sensibilidade é linda, seus poemas um descrição de sua alma. Que vc volte reinventada, sem perder seu espírito de luz, beijocas

Hod disse...

Olá Querida amiga,

Ser cocriadora e desempenhar o propósito da Natureza sendo o veículo suporte da Vida é uma benção.

Entre um segundo e outro um zóide fecunda um Óvulo.
Duas Metades inteiras num segundo se fundem e explodem para o mistério da Vida.

Feliz Dia das Mães

com infintas bençãos.

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Sonia, te compreendo bem, pois estou me reencontrando, mas quis faz~e-lo sem sair dessa vez...e sinto que estou no caminho certo dentro de mim...
Que a sua ausencia seja breve como o outono, para que logo você volte como a primavera...renovada...
Hoje é um dia especial...portanto...

Feliz Dia das Mães Sônia...curta seu dia...

Mãe... São três letras apenas

As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Mãe (Mário Quintana)

Um abraço na alma...beijo

Sandra disse...

passei para deixar o meu carinho e dizer qu se vc for mamae tem um lindo selinho te esperando na interação.
Linda e bela postagem. Muito carinhosa..Parabéns.
Na interação tem um carinho para as mães. Se for é só vim buscar..

VENHA BUSCAR UM PRESENTE NA CURIOSA.
E NA INTERAÇÃO DE AMIGOS.
MAS VIM LHE DESEJAR UM FELIZ DIA DAS MÃES PARA VC. CLARO SE VC FOR MAMA~E VENHA BUSCAR UM LINDO PRESENTE NA INTERAÇÃO..
DEIXEI UM LINDO PRESENTE NO BLOG PARA VC. VENHA BUSCAR.
FELIZ DIA DAS MÃES PARA VC. AMIGA.

TEM NA INTERAÇÃO DE AMIGOS UM
http://sandrarandrade.7blogspot.com PRESENTE PARA VC.
FELIZ DIA DAS MÃES.
CARINHOSAMENTE.
SANDRA

DESCULPE MINHA AUSENCIA.MAS NÃO FOI POSSIVEL VIR ANTES. ESTAVA TAMBÉM COM SAUDADES DE VC.
TENHO QUE DIVIDIR MEU TEMPO EM MIL.
MAS OS AMIGOS MORAM DENTRO DO MEU CORAÇÃO E PENSAMENTO. POR ISSO JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS. PASSE O TEMPO, PASSA AS HORAS. MAS VC ESTARÁ COMIGO..MINHAS LEMBRANÇAS SEMPRE ME REPORTAM ATÉ VC. OS HORIZONTES SÃO GRANDES, MAS O AMOR ENCURTA ESTA DISTANCIA.
UM GRANDE ABRAÇO.
SANDRA

Su disse...

O que seria de nós sem nossos amigos?!!!
bjos!

Guto Oliveira disse...

Sonia, que bom que se lembrou também dos leitores do seu blog para deixar sua mensagem de despedida. Já estou com saudade mas o tempo 'tudo cura, tudo faz esquecer' como disse um poeta, além de ser 'esse senhor tão bonito' como disse um outro poeta. Faça seu tempo, reinvente-se e volta para nós, que te amamos. Bjs do amigo mineiro.

http://quasepoema.zip.net

O Profeta disse...

Hoje ofereci as cores da minha paleta
A um amiga na sua dor
Ouvi seu choro ao meu ouvido
No fatalismo do desamor

Hoje o sono acordou-me
A nostalgia agitou suas asas cinzentas
Esqueci no acordar o ultimo abraço
E contei as nuvens que eram tantas


Bom fim de semana


Doce beijo

Eu disse...

Espero que você esteja bem!
Meu carinho estará sempre aqui
Um beijo carinhoso

Rita Maria disse...

... interessante é apenas uma pequena linha com caracteres escritos, dá-se um clic e de repente aparece toda uma alma escancarada... uma vida!

Saudades de você amiga, do seu carinho e da sua grande solidão de alma!

Rita.

VELOSO disse...

Felicidade em tudo e sempre e volte !

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Passei para lhe deixar um abraço. Que Deus a ilumine hoje e sempre.

Maria Clarinda disse...

Lindo.....jhs

Mauricio-professor disse...

Sua capacidade de envolver e bagunçar a alma é assustador. Qual caminho ou caminhos segue o seu caminhar?
Obrigado pela ardência dos seus poemas. Visite o meu blog.

Anônimo disse...

Convidamos a todos os amigos para a nossa 2ª Postagem Coletiva, que se realizará entre os dias 27 e 31 de maio.

O tema proposto é o seguinte: "FOTOGRAFE E CONTE SUA HISTÓRIA"

Mais informações, acesse o nosso Blog!

Contamos com a sua presença! Participe!

danilo disse...

oi,
cheguei aqui pela ju rigoni- que lindo poema- só o temp é templo- muito bom.
Parabens-
danilo.

Marilu disse...

Olá querida como você está? espero que bem, e aguardo seu retorno ansiosamente para ler seus lindos poemas. Beijos no seu coração.

Ulisses Reis ® disse...

Espero que tua reinvenção já esteja formatada no verão, que aluz do sol quente trga de volta teus poemas e voce, mil beijos !!!

Majoli disse...

Amiga, vim dizer que estou com saudades de você.
Espero de ♥ que estejas bem e que logo volte aqui pra junto de nós.

Se cuide, Deus a proteja, muito e sempre.

Beijos com carinho enorme no teu ♥

Nanny Polessi disse...

Oi,

Nunca tinha visitado o seu blog... Achei tão lindo, objetivo e tocante...
Voltarei com mais frequencia!!!!

http://momentosempalavras.zip.net

Sandra Lúcia Ceccon Perazzo disse...

Soninha querida,
Claro que fica um vazio enorme a sua poesia, mas a sua presença fez moradia em nossos corações, por isso jamais estará ausente.
Acredito que quando entramos em crise é hora de mudanças e elas sempre virão para melhor.
Acredito que em breve, muito antes do que imagina estará aqui reinventada, livre, leve e solta.
Beijos carinhosos
Sanzinha

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Fiquei triste...mas espero que voltes Primavera.
Eu fico rezando para o Inverno partir de ti.

Beijinhos com carinho
Sonhadora

Sandra disse...

Vim para perfumar ainda mais a nossa amizade.
Venho lhe oferecer rosas.
Sim.
CURIOSA lhe oferece rosas. Venha buscar. São dadas com muito carinho.
Sua amizade é muito especial para mim..Deixo um grande abraço e carinho
Sandra

André Cézar disse...

Sempre muito calmo seu blog.
Chego aqui e uma calma me toma.
Parabéns!

றαscαrαdα disse...

Olá anjo de carinho, só hoje pude ver os teus comentários.. obrigada por tua visita em meu cantinho e por me seguir.. suas poesias são belas.. e é realmente uma pena chegar aqui e te encontrar afastada do que te trouxe sempre alegria, mas espero que o tempo que sempre está a nosso favor venha lhe favorecer, te deixando bem e assim podendo voltar para esse mundo que é ilimitado.

E quando voltar, será um prazer ve-la e recebe-la novamente por aqui.

Beijos em seu coração..
que a luz esteja em ti sempre.

Masked

Majoli disse...

Amiga, quantas saudades!!!

Volte tão logo puderes...beijos cheios de carinho no teu ♥

Marilu disse...

Querida amiga Sonia, tenha um lindo final de semana...Beijocas

a ALMA das IMAGENS disse...

Lindo este seu poema, muito Obrigado por seguir o meu blog:
"Alma das imagens nos caminhos da alma"

Te Desejo um Bom Domingo
Abraço de alma:
Namastê.
Om Shanti
Sissi

Sueli disse...

Amiga, não esqueci, não tá? Uma outra cirurgia prendeu-me mais um pouco em casa... Será que você ainda está sem Internet em casa? Beijo grande!

Maria Souza disse...

Oi amiga
Gostei do seu blogue.
Está lindo.
Parabéns
Bjos
Maria

Marilu disse...

Querida amiga, tenha um lindo final de semana...Beijocas

Elaine Barnes disse...

Oi voltei! Pra também convidá-la a participar da blogagem coletiva dia 19/07 no blog Diário de Bordo
"Auto-estima e o Feminino"
http://diariosdebordo-2.blogspot.com/2010/07/blogagem-coletiva.html
Vamos! Montão de bjs e um final de semana maravilhoso!

Poemas e Cotidiano disse...

Nossa minha amiga! Viajei no tempo agora... saudade desses Curtinhos!
Eles sao curtinhos nas palavras, mas tao longuinhos no coracao.
Que lindo esta seu Blog. Voce sempre teve um bom gosto incrivel para figuras, poesias, palavras, gestos.
Te admiro tanto minha amiga! Voce eh uma "figura"... aquelas que marcam a pele.

Beijos carinhosos
Mary

Marilu disse...

Querida amiga, parabéns pelo dia do escritor, tenha uma linda semana..e volte logo estamos com saudades...Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...